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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
11/03/2002 |
Data da última atualização: |
17/06/2013 |
Autoria: |
MATRANGOLO, W. J. R. |
Afiliação: |
WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS. |
Título: |
A água e o cerrado: educação ambiental em Sete Lagoas. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
Sete Lagoas: Embrapa Cerrado, 2001. |
Páginas: |
35p. |
Série: |
Embrapa Cerrado. (Guia crítico de Leitura, 1). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O que nos faz diferentes dos animais irracionais é nossa cultura. O ser humano, portador de um alto grau de inteligência, se destaca por seus conhecimentos. Com eles são feitas inúmeras descobertas, aperfeiçoadas máquinas, desvendadas relações de causa-efeito inesperadas, criadas substâncias que não existiam, inventadas palavras e história e muito, muito mais. |
Palavras-Chave: |
Ambiente; Biodversidade; Cidadania. |
Thesagro: |
Água; Cerrado. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 00886nam a2200193 a 4500 001 1640659 005 2013-06-17 008 2001 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aMATRANGOLO, W. J. R. 245 $aA água e o cerrado$beducação ambiental em Sete Lagoas. 260 $aSete Lagoas: Embrapa Cerrado$c2001 300 $a35p. 490 $aEmbrapa Cerrado. (Guia crítico de Leitura, 1). 520 $aO que nos faz diferentes dos animais irracionais é nossa cultura. O ser humano, portador de um alto grau de inteligência, se destaca por seus conhecimentos. Com eles são feitas inúmeras descobertas, aperfeiçoadas máquinas, desvendadas relações de causa-efeito inesperadas, criadas substâncias que não existiam, inventadas palavras e história e muito, muito mais. 650 $aÁgua 650 $aCerrado 653 $aAmbiente 653 $aBiodversidade 653 $aCidadania
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
11/05/2010 |
Data da última atualização: |
26/04/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BOLFE, E. L.; BOLFE, A. P. F.; TROVATTO, C.; BERGAMASCO, S. M. P. P. |
Afiliação: |
EDSON LUIS BOLFE, CNPM; Ana Paula Fraga Bolfe, Unicamp; Cassio Trovatto, DATER/MDA; Sonia Maria P. P. Bergamasco, Unicamp. |
Título: |
Formação de agentes de ATER em sistemas agroflorestais: a experiência da região sudeste. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais... Brasília, DF: SBSAF: Embrapa, 2009. |
Páginas: |
4 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação em sistemas agroflorestais para técnicos de assistência técnica e extensão rural da região sudeste, num curso de 80 horas, denominado Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: especificidades e práticas que teve o objetivo de sensibilizar e envolver técnicos de nível médio e superior para a implantação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores familiares. O referido curso foi realizado numa parceria entre o (MDA), através de seu (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) num projeto denominado Redescobrindo Saberes: novos caminhos da ATER. Foram abordados temas como a contextualização e problematização da ATER em Sistemas Agroflorestais, histórico de uso e ocupação dos biomas da região Sudeste, princípios de ecologia e sustentabilidade florestal; classificação de tipos de sistemas agroflorestais e seus princípios ecológicos e socioeconômicos; planejamento, implantação, manejo, sistematização e monitoramento de sistemas agroflorestais; políticas públicas. As aulas tiveram reflexões teóricas em articulação com práticas vivenciadas, com a finalidade de estimular a participação dos alunos do curso em processos reflexivos, partindo de suas percepções e conhecimentos, de modo a propiciar a construção coletiva do conhecimento e sua aplicação prática. Um resultado importante baseado na teoria e vivência prática foi a de construção de conceitos pelo grupo, e outro, o comprometimento com a temática, bem como a preocupação com a continuidade das discussões gerais e mais pontuais. MenosEste trabalho apresenta a experiência de realização de capacitação e formação em sistemas agroflorestais para técnicos de assistência técnica e extensão rural da região sudeste, num curso de 80 horas, denominado Extensão Rural e Sistemas Agroflorestais: especificidades e práticas que teve o objetivo de sensibilizar e envolver técnicos de nível médio e superior para a implantação e manejo de sistemas agroflorestais junto a grupo de agricultores familiares. O referido curso foi realizado numa parceria entre o (MDA), através de seu (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) num projeto denominado Redescobrindo Saberes: novos caminhos da ATER. Foram abordados temas como a contextualização e problematização da ATER em Sistemas Agroflorestais, histórico de uso e ocupação dos biomas da região Sudeste, princípios de ecologia e sustentabilidade florestal; classificação de tipos de sistemas agroflorestais e seus princípios ecológicos e socioeconômicos; planejamento, implantação, manejo, sistematização e monitoramento de sistemas agroflorestais; políticas públicas. As aulas tiveram reflexões teóricas em articulação com práticas vivenciadas, com a finalidade de estimular a participação dos alunos do curso em processos reflexivos, partindo de suas percepções e conhecimentos, de modo a propiciar a construção coletiva do conhecimento e sua aplicação prática. Um resultado importante basead... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Capacitação profissional; PNATER. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPM-2010/2806/1/04tema02.pdf
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Marc: |
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